RESULTADO ETAPA MUNICIPAL | PRÊMIO PETECA 2022

12 de dezembro de 2022

Promover a conscientização da sociedade em geral acerca dos direitos das nossas crianças e adolescentes sobre a temática do “Trabalho Infantil” e “Profissionalização do adolescente/Aprendizagem profissional”, esse foi o objetivo do Prêmio peteca/MPT na Escola 2022. “Lugar de criança é na escola”. O concurso consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas municipais cearenses que participam do Programa Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA (Projeto MPT na Escola).A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Tecnologia da Informação de Araripe divulgou, nesta segunda-feira (12/12), os vencedores do Prêmio Peteca 2022. No total, foram premiados 17 trabalhos produzidos por 17 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Araripe nas modalidades conto, poesia, desenho e música. Os trabalhos vencedores foram avaliados pelos educadores que compõem o Espaço Cultural Casa de Pítia. Foram levados em consideração os critérios: originalidade, autenticidade e ineditismo dos trabalhos literários, artísticos e culturais. Nesta edição, os participantes foram divididos em três grupos: grupo 1, formado por estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com o tema “trabalho infantil”; grupo 2 com alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, cujo tema foi “profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional”; e grupo 3 com estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, que abordaram o tema “direitos da criança e do adolescente”. O Prêmio Peteca 2022 visa fomentar a participação de crianças, adolescentes e professores nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do combate ao trabalho infantil. O Prêmio reconhece e divulga os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos e professores, bem como a dedicação dos educadores e familiares dos estudantes envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. Confira a lista dos vencedores na Etapa Municipal do Prêmio Peteca 2022: