ECOGIN – GINCANA DO CARIRI OESTE

31 de agosto de 2022

A 1º ECOGIN – ECO GINCANA DO CARIRI OESTE será regido por uma COMISSÃO ORGANIZADORA em parceria com a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE e a SERETARIA DE EDUCAÇÃO dos Municípios consorciados.

OBJETIVO: Promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, sensibilizando, de maneira prática e dinâmica, toda a comunidade escolar, sobre a importância a ser utilizada como ferramenta e forma de conscientização para a preservação e conservação do ambiental, devendo está presente em todos os processos educativos, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo e ao consumo consciente, proporcionando, ainda, a melhoria das condições de trabalho das associações de materiais recicláveis, através da agregação de valores dos materiais coletados e diminuição da exploração dos recursos naturais, bem como estimular a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos gerados nos municípios consorciados. Além disso, estabelecer a possibilidade de instalação do espaço educacional como um Eco ponto escolar, local de exercício da Coleta Seletiva, Logística Reversa e Educação Ambiental no geral, que possibilite a implantação da coleta seletiva como ferramenta primordial para a educação ambiental e o estreitamento de vínculos com associações de catadores de materiais recicláveis, SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE e o CONCESTE. Assim, toda comunidade escolar poderá dar uma destinação ambientalmente correta seus materiais e possuir margem para realizar atividades de reuso de materiais DURANTE TODO ANO LETIVO, minimizando os impactos ambientais gerados pela destinação incorreta desses materiais.

A 1º ECOGIN – ECO GINCANA DO CARIRI OESTE trabalhará com a coleta de Pilhas e baterias e óleo de cozinha pós-consumo.

Início das inscrições a partir de 22/08/2022 e encerramento em 31/08/2022;

O início da ECOGIN ocorrerá no dia 01/09/2022 e encerrará no dia 30/09/2022.

A divulgação dos resultados oficiais da 1º ECOGIN – ECO GINCANA DO CARIRI OESTE a nível Regional ocorrerão concomitante com o Fórum Regional de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental no dia 08 de novembro de 2022.

A divulgação final da Escola Vencedora na Etapa Regional será realizada na SEDE do CONCESTE

Link de Inscrição : https://forms.gle/VFMdvcACZJezCXqCA